sábado, 12 de abril de 2014

Desemprego

O desemprego é um problema social presente no Brasil  e nos demais países do mundo. As nações da Europa e os Estados Unidos vêm vivenciando grandes crises de desemprego desde 2008.

O desemprego é caracterizado pela falta de trabalho remunerado, o que deixa famílias sem fonte de renda e incapazes de garantir o próprio sustento. O desemprego é um grave problema, pois resulta no aumento da fome, da criminalidade e da vida indigna para os cidadãos.

Históricamente, o processo de desemprego começou na Inglaterra, em 1750, por causa da revolução tecnológica, que trocou a mão de obra humana por máquinas e produção em série.

Hoje, com o ritmo de desenvolvimento dos países, existem muitos empregos para quem tem formação. O problema agora é a carência de uma educação de qualidade que forme os cidadãos para ocuparem os postos de trabalho.

No Brasil, precisamos de mais programas de qualificação profissional e democratização do ensino.

Outro ponto importante é que as empresas têm investido cada vez mais em modernização e automação, o que diminui as novas vagas de emprego e corta postos de trabalho. No setor automotivo, por exemplo, as indústrias alcançamfacilmente uma capacidade de produção de três milhões de veículos, empregando apenas 90 mil trabalhadores



Diferença entre Trabalho e emprego

Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público,o segundo envolve a atividade executada em si.
O trabalho é entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano.
Antes de haver separação entre o trabalho manual e trabalho intelectual, trabalham juntas a execução e a reflexão, em sua ocupação.
Porem agora, a alienação é total. Na manufatura (pré-capitalista) o trabalhador é explorado, mas não é despojado (esnobado) do seu saber.
A alienação é apenas do corpo.
Já no capitalista ( trabalho industrial), o processo de trabalho é separado pelo capital que o remota ( distancia) à sua própria lógica. Ou seja, a divergência entre o trabalhador e as forças intelectuais do processo material de produção, que são apropriadas pelo capital.
Já na relação hierarquia na indústria, ocorre divisão entre o trabalho manual e intelectual, em relação a técnico – científicos, sua função é organizar o processo de trabalho e os operários que executam.
Hierarquia: Dono, Diretor, Gerente, Supervisor, Peão, Estagiário.

Em todo e qualquer tipo de trabalho, existe a sua hierarquia, isto é,  a divisao das tarefas a serem executadas pelo trabalhador.


Ou seja, a divisão das tarefas a serem executadas pelo trabalhador.
Mas só passou a haver efetiva divisão quando se instalou uma separação entre trabalho manual e trabalho intelectual. Enquanto execução e reflexão andaram juntas nesse processo, o indivíduo pôde, de algum modo, realizar-se em sua ocupação.

É só com o trabalho industrial, no modo de produção especificamente capitalista, que se dá de fato a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual. Marx diz que mesmo na manufatura ainda havia a possibilidade de algum trabalho diferenciado.
Mas só passou a haver efetiva divisão quando se instalou uma separação entre trabalho manual e trabalho intelectual.

sexta-feira, 4 de abril de 2014



Dicionário da Sociologia





Sociologia: é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

Trabalho: é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, etc.


Empregador: Pessoa que emprega e retribui o trabalho de outrem; patrão.


Competência: Capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um assunto: recorrer à competência de um especialista.


Relações sociais: está ligado ao convívio com o meu próximo. Tendo os direitos e deveres para sobreviver na sociedade e ser aceito por ela.

Emprego: Ato ou efeito de empregar.  Função, cargo, lugar: emprego público.


Sociedade: é um conjunto de seres que convivem de forma organizada.


O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente.

Empregado: Pessoa que exerce funções em estabelecimento público ou particular: empregado de escritório. Empregado doméstico, o que recebe paga por trabalhos caseiros.


Trabalhador:  Que ama o trabalho; ativo, diligente, laborioso. Pessoa que trabalha; empregado, operário.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Objetivos

Promover a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento surge a oportunidade para desenvolver a escrita e leitura dos alunos, entre outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma proposta de diferentes estratégias que desperta de fato um interesse no novo, no dinâmico.
C.E.E.P em Gestão e Negócios de Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães

Elisama Nascimento Melo,Jesiane Rodriguês e Mercia Brasileiro
 4º ano Técnico em Comércio         Vespertino

Blog criado com a função de  socialização das nossas ideologias sobre a Sociologia do Trabalho e a divisão da sociedade em organizações.
Solicitado pela Professora Julieta Braga,que leciona a Disciplina Organização Social do Trabalho.