sábado, 12 de abril de 2014

Diferença entre Trabalho e emprego

Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público,o segundo envolve a atividade executada em si.
O trabalho é entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano.
Antes de haver separação entre o trabalho manual e trabalho intelectual, trabalham juntas a execução e a reflexão, em sua ocupação.
Porem agora, a alienação é total. Na manufatura (pré-capitalista) o trabalhador é explorado, mas não é despojado (esnobado) do seu saber.
A alienação é apenas do corpo.
Já no capitalista ( trabalho industrial), o processo de trabalho é separado pelo capital que o remota ( distancia) à sua própria lógica. Ou seja, a divergência entre o trabalhador e as forças intelectuais do processo material de produção, que são apropriadas pelo capital.
Já na relação hierarquia na indústria, ocorre divisão entre o trabalho manual e intelectual, em relação a técnico – científicos, sua função é organizar o processo de trabalho e os operários que executam.
Hierarquia: Dono, Diretor, Gerente, Supervisor, Peão, Estagiário.

Em todo e qualquer tipo de trabalho, existe a sua hierarquia, isto é,  a divisao das tarefas a serem executadas pelo trabalhador.


Ou seja, a divisão das tarefas a serem executadas pelo trabalhador.
Mas só passou a haver efetiva divisão quando se instalou uma separação entre trabalho manual e trabalho intelectual. Enquanto execução e reflexão andaram juntas nesse processo, o indivíduo pôde, de algum modo, realizar-se em sua ocupação.

É só com o trabalho industrial, no modo de produção especificamente capitalista, que se dá de fato a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual. Marx diz que mesmo na manufatura ainda havia a possibilidade de algum trabalho diferenciado.
Mas só passou a haver efetiva divisão quando se instalou uma separação entre trabalho manual e trabalho intelectual.

2 comentários:

  1. O pior mesmo é que ainda existem pessoas que são "escravizadas",pois não recebem muito menos que um salario minimo,não tiram ferias e ainda trabalham durante mais que 12 horas diárias,como é o caso das Bolivianas que foram encontradas naquela fabrica de tecido em São Paulo!
    Jesiane...4º Vesp

    ResponderExcluir